Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Aerocinese e Atmocinese-Baguazhang

O Baguazhang é um estilo de luta que os Aerocinéticos, Atmocinéticos usam para atacar ou se defender.

A prática de andar em círculos é uma das características fundamentais do treinamento de base e de movimentação do baguazhang.

Os praticantes desta arte andam como que ao redor de um círculo, mantêm sua base baixa, o olhar dirigido para o centro do círculo. Periodicamente mudam a direção do movimento enquanto executam as formas características de cada "palma".

Os deslocamentos em torno do círculo se configuram em uma estratégia de combate que procura evitar um confronto direto de força bruta com o adversário ao escapar pelos lados ou pelas suas costas.

1. Cabeça

Cabeça e nuca alinhadas, o olhar na linha do horizonte, o pescoço relaxado e as vértebras alongadas. Espírito e intenção presentes.


2. Costas

Esvaziar o peito e arredondar a costas. O impulso leva o corpo adiante, desloca-se com naturalidade sem tensão nem rigidez .


3. Ombros

Os ombros interligados, distendidos, afrouxados, de modo que a força chegue às mãos com naturalidade.


4. Braço

O braço que avança se afasta do corpo, o que permanece recuado o protege. Ao girar e transpassar os braços, as transformações das palmas ocorrem com espontaneidade.


5. Cotovelos

Abaixar e aproximar os cotovelos de modo que a força seja transmitida às mãos sem qualquer tensão. O cuidado com os cotovelos é fundamental para proteger-se durante os ataques.


6. Mãos

Polegares verticais afastados dos outros quatro dedos, que permanecem colados. A "Boca do Tigre" (Ho Ku em chinês), área da mão entre o dedo polegar e o indicador, arredondada.


7. Tronco

A coluna delineia um eixo, ela gira e com vigor e agilidade, de modo que flexibilidade e firmeza se alternem.


8. Quadris

Contrair e suspender o baixo ventre com suavidade, contraindo e suspendendo a região do períneo, para permitir a ligação dos meridianos de energia Renmai (任脉) e Dumai (督脉), assim a energia desce ao "Campo de cinábrio" (丹田). Recolher os quadris levando levemente o cóccix para a frente.


9. Pernas

A perna da frente conduz o movimento, a de trás serve de apoio e proporciona controle. Os joelhos giram levemente para dentro, as coxas se movem como tesouras.


10. Pés

O pé mais próximo à região interior do círculo avança reto, o pé exterior se inclina levemente para o centro. Os dedos do pé se curvam ligeiramente, como se tentassem apreender o solo. Cada passo é dado como se os pés estivessem deslizando sobre a lama.

Os Aerocinéticos tem muita agilidade e seus movimentos são leves e ao mesmo tempo fortes. Em breve Videos...

2 comentários:

  1. Me add no grupo do whats 49998320694

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos

    Estamos construindo uma comunidade e pela 1º em muitos anos vamos montar a equipe linha de frente com grandes cinéticos e com também o grande mestre Luis Fernando, autor e criador do blog “O Mundo da cinese” e também vários livros de sucesso do wattpad, estamos recrutando e esperamos você na equipe, ela conta com grupos de apoio para cada ramificação da cinese, um grupo de recados, e também um grupo para informações gerais, para participar chame um dos nossos:

    Mestre Nando: +55 21 96858-9802

    Co-lider Isa: +55 16 99109-4432

    Co-lider Gabriel: +55 41 8492-1649

    Esperamos vocês

    ResponderExcluir